Peça A Carruagem de Berenice

SINOPSE

O diálogo entre o adulto e a criança é o tema do infantil A Carruagem de Berenice, com dramaturgia de Camila Appel e músicas originais de Zeca Baleiro. Traz aos palcos Luiza Micheletti e Thay Bergamin. Com direção deMárcio Macena e Hudson Senna, a peça levanta questões que são comuns ao universo infantil e pouco abordadas na dramaturgia brasileira. Berenice tem apenas oito anos mas já lida com situações difíceis, como toda criança dessa idade.

Ela escuta os pais brigando, ela sofre bullying na escola por querer fugir de estereótipos, vê seu grande amigo mudar de cidade e questiona conceitos de vida e a morte ao saber que seu animal de estimação morreu. Nada incomum ou improvável. Esse espetáculo traz para si o desafio de abordar questões que normalmente trariam constrangimento, com naturalidade e diversão. Afinal, são parte da vida. Essa mensagem é o mote desse espetáculo, idealizado para, justamente, mostrar que há leveza nos desafios. E que sofrer é um sentimento tão natural quanto se alegrar.

A trama conta a história da menina Berenice e a Moça da Carruagem. Berenice enfrenta suas primeiras situações difíceis e tem a ajuda da Moça da Carruagem, uma figura misteriosa que se espanta com a espontaneidade da criança. Juntas, partem em uma aventura que levanta noções de geografia, espaço, tempo e liberdade de expressão. No final, descobrimos que são a mesma pessoa. A carruagem é uma máquina do tempo e a moça  vem do futuro. Ela está em um processo de terapia representado nessas viagens ao passado. Em que as dificuldades são oportunidades de aprendizado.

As músicas de Zeca Baleiro traduzem esse lema com maestria. A criança, na sua essência, recebe a visita de uma mulher em uma carruagem. As visitas ocorrem em momentos tristes, mas anunciam um futuro onde tudo ficará bem. A adulta visita sua criança onde algo a marcou  Não existem opostos, mas sim momentos da vida. O espetáculo mostra que o tempo pode ser um caminho para compreender que a beleza da vida, é viver. Talvez, uma forma bonita de passar por essas experiências, seja mesmo brincando. E isso não tem idade.

 

SINOPSE – PARA ROTEIRO

A trama conta a história da menina Berenice e a Moça da Carruagem. Berenice enfrenta suas primeiras situações difíceis e tem a ajuda da Moça da Carruagem, uma figura misteriosa que se espanta com a espontaneidade da criança. Juntas, partem em uma aventura que levanta noções de geografia, espaço, tempo e liberdade de expressão.

 

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Camila Appel

Direção Artística:  Hudson Senna e Márcio Macena

Elenco: Luisa Micheletti Thay Bergamim

Cenário: Hudson Senna e Márcio Macena

Iluminação: Rodrigo Salsicha

Figurino: Márcio Macena

Preparação Vocal: Marco França

Trilha Sonora Original e Direção Musical: Zeca Baleiro

Músicos:

Zeca Baleiro – violão, guitarra, teclados e percussão

Pedro Cunha – teclados, acordeon, guitarra, baixo, programações e gaita

Leonardo Nakabayashi – samplers e edições

Trilha gravada e mixada por Leonardo Nakabayashi nos estúdios Banzai e Outra Margem

Cenotécnica: Camila Olivetti

Diretor de Palco: Sidney Fellipe

Fotografia: Hudson Senna

Comunicação Visual: Aline Flores

Projeções: André Hã

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Assistência de Produção: Sylvia Ranieri

Produção Executiva: Antonio Ranieri

Direção de Produção: Ricardo Monastero

Co-Produção: Dendileão Produções Artística

Produção: Jaburá Produções Artísticas